AAEE: O concurso.

       
       O cargo de Agente de Apoio à Educação Especial (AAEE´s) foi criado em 2013 pelo Vereador Paulo Messina.  A função principal dos AAEE´s é auxiliar na mediação dos alunos com necessidades especiais nas atividades executadas pelo Professor nas Escolas Públicas da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. 

       Em 2014 foi aberto o concurso com a oferta de 150 vagas para atender os alunos com necessidades especiais das Escolas Municipais do RJ. A demanda era de 3.000 vagas para que fossem atendidos uma boa parcela destes alunos, devido essa grande necessidade mas a impossibilidade de efetuar uma grande convocação naquele momento, e por outro lado os alunos e professores não estavam totalmente desamparados, pois contavam com o apoio da contratação de Estagiários da área da Educação e Psicologia na sala de aula.

         No ano de 2015 foram convocados os primeiros Agentes de Apoio à Educação Especial, um total de 150 AAEE´s tomaram posse e foram alocados nas escolas e assim permaneceu até o final de 2016. Mesmo com mais de 2.500 aprovados no concurso, menos de 10% destes foram convocados naquele ano. 

          Após a posse do Prefeito Marcelo Crivela em 2017, com uma promessa de campanha os  Agentes de Apoio à Educação Especial começaram a ser convocados em grandes lotes e o banco foi zerado em 2018, pouco antes do prazo final de convocação deste concurso. Foram 4 anos de espera para muitas pessoas, mas no final todos foram convocados.

              Atualmente apenas 1.382 Agentes de Apoio à Educação Especial atuam nas salas de aula auxiliando as crianças especiais nas tarefas pedagógicas e várias outras. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AAEE: As atribuições do Agente de Apoio à Educação Especial.

Questionário sobre a rotina dos AAEE´s ( Agentes de Apoio à Educação Especial).