AAEE: As atribuições do Agente de Apoio à Educação Especial.

As atribuições do Agente de Apoio à Educação Especial.

          O AAEE é um mediador na execução das tarefas pedagógica orientado pelo Professor Regente. Desde a chegada do aluno com necessidade especial até sua saída, o AAEE acompanha nos trabalhos pedagógicos em sala de aula, durante a alimentação, nas atividades físicas, na recreação e as demais atividades do dia à dia. Pode-se dizer que o AAEE é uma espécie de Anjo da Guarda do aluno especial, cuidando de sua segurança e proporcionando que seja incluído em todas as atividades com os colegas de turma, improvisando quando necessário para que tudo corra bem durante a permanência do aluno sob sua guarda mesmo diante dos mais variados imprevistos.

          É importante salientar que o AAEE não tem autonomia para executar nenhuma tarefa com o aluno sem a permissão prévia do Professor regente. O que podemos fazer é propor atividades de inclusão que facilite a aprendizagem, mas não é garantia que o Professor aceite, pois é ele quem responde diretamente à família da criança assistida. A execução do trabalho também exige um esforço entre aceitação e cooperação entre o corpo docente, quanto mais positiva a relação entre os profissionais, melhor será o aprendizado e execução das tarefas, e as demais atividades, do contrário, as relações podem se tornar improdutivas, conflituosas, difíceis gerando desconforto e insatisfações desnecessárias prejudicando todo o trabalho planejado.

          O mais importante é executar o trabalho com o aluno com muita paciência, alegria, positividade, humildade quando não conseguir alcançar os objetivos e buscar outros caminhos, tanto o AAEE quanto o Professor, pois nenhum de nós sabemos tudo nem temos todas as respostas sobre tudo. Cada dia com o aluno especial é uma descoberta, e quanto mais tempo passamos trabalhando juntos, mais fácil torna-se a maneira de fazer-se entender, trilhando os diversos caminhos para alcançar o objetivo que é desenvolver conhecimento.




Atribuições dos Agentes de Apoio à Educação Especial
(LEI Nº 5623 DE 1º DE OUTUBRO DE 2013)

Descrição Sumária

ü   Prestar apoio nas atividades executadas pelo Professor Regente e/ou Direção, contribuindo para o oferecimento de espaço físico e de convivência adequados à segurança, ao desenvolvimento e ao bem-estar social, físico e emocional dos alunos com deficiência, incluídos nas turmas regulares ou matriculados em Classes ou Escolas Especiais da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.


Atribuições Genéricas

Manter-se atualizado quanto às modernas técnicas profissionais;
ü  Requisitar e manter o suprimento necessário à realização das atividades;
ü  Zelar pela higiene e limpeza do ambiente e dependências sob sua guarda;
ü  Observar as condições de funcionamento dos equipamentos, instrumentos e bens patrimoniais, solicitando os reparos necessários, para evitar riscos e prejuízos;
ü  Zelar pelo uso racional e econômico e pela conservação dos equipamentos, materiais de consumo e pedagógicos pertinentes ao trabalho;
ü  Colaborar com o docente na observância de regras de segurança quando do Atendimento aos alunos e da utilização de materiais, equipamentos e instrumentos durante o desenvolvimento das rotinas diárias;
ü  Acompanhar e participar sistematicamente dos cuidados essenciais referentes à alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer dos alunos;
ü  Participar de programas de capacitação corresponsável.



 Atribuições Específicas

ü  Colaborar com o Professor Regente e/ou Direção quando da execução das atividades propostas aos alunos, interagindo com os demais profissionais da instituição;
ü  Apoiar o processo de inclusão do aluno com deficiência;
ü  Colaborar com o Professor Regente e/ou Direção no desenvolvimento das atividades previstas no projeto político pedagógico da unidade escolar;
ü  Receber e acatar, criteriosamente, a orientação e as recomendações do Professor no trato e atendimento ao aluno;
ü  Executar tarefas relativas à observação de registros e avaliação do comportamento e desenvolvimento infanto-juvenil, sob a orientação e supervisão do Professor Regente;
ü  Disponibilizar os materiais pedagógicos a serem utilizados nas atividades desenvolvidas pelo Professor Regente;
ü  Executar tarefas relativas à observação das alterações físicas e de comportamento;
ü  Colaborar na execução de atividades que visem à desestimulação da agressividade sob a orientação e supervisão do Professor Regente;

ü  Colaborar na estimulação da independência do aluno, em especial, no que tange aos hábitos alimentares, de acordo com as orientações dos técnicos responsáveis;
ü   Responsabilizar-se pela alimentação direta dos alunos dos berçários;
 cuidar da higiene e do asseio dos alunos sob sua responsabilidade;
 acompanhar o aluno em atividades sociais e culturais programadas pela unidade;

ü   Executar outros encargos semelhantes, pertinentes à função.


Acesso: http://smaonline.rio.rj.gov.br/legis_consulta/45130Lei%205623_2013.pdf



"Enquanto houver pessoas do bem dispostas a fazer a diferença, o mundo ainda terá esperança de dias melhores. Acredite!"
Tio Romulo.

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