Inclusão: Um desafio possível!
Encarando o desafio de fazer o processo de Inclusão na prática.
A arte de ser professor está cada vez mais difícil, os desafios são os mais improváveis, mas para aqueles que exercem essa profissão por amor, tudo é possível. Ensinar uma turma de 30 à 40 alunos não é nada fácil, só quem vive essa realidade sabe do que estou falando. Junto desse fato inclui-se um, talvez dois ou três alunos especiais, que podem ser surdos, mudos, cegos, deficientes físicos, intelectuais ou múltiplos (2 ou mais deficiências). Que desafio hein!?
Para executar uma ação pedagógica inclusiva, é preciso contar com toda rede de apoio. Para isso temos a Direção, mas principalmente a Coordenação e os mediadores, seja um Agente de Apoio à Educação Especial ou um(a) Estagiário(a). Lembre-se que você não está sozinho(a) nessa jornada e toda ajuda é válida.
Então citarei algumas poucas ideias que podem facilitar o processo de inclusão em sala de aula.
- Primeiro passo é fazer anamnese com a família para conhecer aquela criança. Do que ela gosta, quais seus medos, hobbies e tudo mais que puder investigar para utilizar no dia a dia a favor de um processo de adaptação e assimilação, seja na sala de aula ou nos outros espaços da escola.
- Acredite na criança e em você. Todos são capazes de aprender. Se não conseguir executar uma tarefa de uma maneira, utilize outra e outra, e se mesmo assim não funcionar peça ajuda aos colegas.
- Adaptação. Lembre-se que o nome por si só já diz, "necessidades especiais", então você terá que adaptar seu trabalho para alcançar também aquele aluno que tem alguma dificuldade.
- Ter material adequado e variado para trabalhar em sala de aula, tanto os professores quanto os mediadores.
- Valorizar os saberes do aluno, mesmo que ele não alcance o nível de aprendizagem que você esperava, tenha sensibilidade para perceber se ele fez algum progresso, mesmo que não seja o que você estava esperando.
- Elimine todas as LIMITAÇÕES. Pode ser cansativo, mas tenha um olhar especial com o aluno com necessidade especial, ele está aí na sua frente e merece sua atenção. Dê o merecido valor ao seu trabalho, por ter um aluno especial na sua turma e busque sempre alternativas na execução de tarefas.
- Estude mais. Sempre existem mudanças na vida cotidiana, seja no jeito de viver ou ensinar, mantenha-se atualizado(a), jamais pare no tempo repetindo as mesmas ações dia após dia, você deve se auto desafiar em busca de novas metodologias de ensino, ou revise suas anotações, as vezes esquecemos soluções que já sabíamos, apenas paramos de praticar.
- Mantenha a família sempre atenta as responsabilidades com a criança e atualizada em relação aos avanços e comportamento do(a) aluno(a). A escola é uma extensão do lar dessa criança e vice-versa.
- Dê autonomia e valorize a potencialidade do seu aluno. Mesmo que ele não desenvolva uma atividade na hora que você havia planejado, deixe que ele lhe mostre o interesse e então use a seu favor para desenvolver uma ação pedagógica, introduzindo sem ele perceber que está aprendendo, seja na Matemática, em Português, Geografia, História, Artes ou outras matérias.
- Tenha fé e esperança em si mesmo(a). Não se cobre tanto, mas tenha certeza que está fazendo o seu melhor.
"Barreiras não são impedimentos para não fazer algo, são fortalecedores de criatividade, no final tudo é possível."
Tio Romulo.

Comentários
Postar um comentário